Estudo inédito de design brasileiro é lançado em Brasília

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O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Apex-Brasil lançaram o diagnóstico do design no Brasil. O objetivo do projeto é que o documento seja referência do setor para o desenvolvimento da indústria brasileira e que forneça subsídios para a elaboração de uma política pública em design no país.

Atualmente, o design é considerado um elo integrador entre indústria e mercado na medida em que influencia, diretamente, no desenvolvimento de produtos percebidos como de qualidade e desempenho superior.

O estudo realizado pelo Centro Brasil Design foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas durante oito meses, com mais de 300 empresas brasileiras. O documento está dividido em três grandes etapas. A primeira é baseada na compreensão do design nos setores industriais e de serviços, assim como uma análise de dados do design no Brasil e as variáveis que impactam no ambiente de negócios. Na segunda etapa, especialistas apresentam os cenários para o futuro do design no Brasil até 2020, com visões conservadoras, moderadas e otimistas. E a terceira etapa apresenta indicadores, referências internacionais e contribuições de especialistas e formadores de opinião.

Segundo o gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, Marco Lobo, o design promove inovação e valor à marca Brasil. “O lançamento do estudo é um marco no cenário do design brasileiro. O documento será uma ferramenta de estratégia para aumentar as oportunidades competitivas para as empresas brasileiras no mercado internacional. E consequentemente, contribuirá para o aumento das exportações brasileiras”.

Fonte: Apex-Brasil

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