UEL tem terceira e quarta patentes concedidas pelo INPI

0

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu em fevereiro e março a terceira e a quarta patente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A patente concedida no mês passado é referente a um sistema construtivo de vedação vertical destinado a Habitações de Interesse Social (HIS) e a patente concedida este mês é um sistema portátil de fluorescência de raios X.

O sistema construtivo de vedação vertical busca a simplificação de todos os processos e métodos envolvidos na construção civil, de modo a promover o emprego da ossatura em madeira de reflorestamento e das placas de vedação produzidas em concreto celular espumoso de alto desempenho.

A fluorescência de raios X é uma técnica utilizada para obter os teores de elementos químicos que compõem uma amostra. Por ser um sistema portátil, alimentado com corrente elétrica, a principal vantagem da invenção é a versatilidade do equipamento, que pode ser utilizado em análises laboratoriais ou em análise no local onde se desenvolve o objeto estudado.

As duas primeiras patentes concedidas pelo INPI para a UEL foram em 2016 e 2017, uma sobre processos e produtos utilizados para lavagem estéril de concentrado de hemácias e a outra de processo para preparo de produto simbiótico. Desde 2007 os processos de depósitos de patentes são intermediados pela Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec).

Maria Caroline Monteiro – assessoria de imprensa
Compartilhe.

Deixe Uma Resposta