Tecnologia londrinense oferece soluções para gargalos em condomínios residenciais

0

Você já se imaginou administrando 352 apartamentos e as demandas de cerca de 800 pessoas sozinho? Essa era a realidade de David Reis, síndico do condomínio Torres do Horizonte, na Gleba Palhano. Era, pelo menos até ele conhecer a tecnologia da empresa SIG Condomínios.

A SIG é uma empresa incubada na Intuel, a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina, que nasceu para facilitar a vida de administradores de condomínios que muitas vezes precisam dividir o dia-a-dia entre trabalho fixo, vida pessoal e a vida corrida e compromissada de um síndico. 

A empresa oferece uma ferramenta de gerenciamento de informações ligadas ao condomínio completamente virtual. Algumas das facilidades dessa ferramenta são: a lista de reserva para espaços em comum e a central de informações sobre condôminos, por exemplo. Hoje, mais de 50 condomínios utilizam a ferramenta e Reis é o responsável por um deles. Ele procurou a tecnologia principalmente para facilitar as demandas de comunicação, informação e atendimento entre administração e moradores do Torres do Horizonte.

Nesse empreendimento imobiliário, o Sistema SIG é utilizado há um ano. Desde então, muitas mudanças puderam ser observadas. “Melhoramos muito a comunicação e a tecnologia levou transparência para a administração, em questões como controle de espaços, chaves, encomendas, acessos na portaria, histórico de solicitações de moradores e mudanças e manutenções em geral”, explica Reis.

A transparência em um condomínio, inclusive, é algo essencial. “Cuidar de um condomínio é tão complexo quanto cuidar de uma empresa, com uma diferença fundamental: existem vários outros sócios no negócio que precisam estar a par de tudo o que está acontecendo: os condôminos”, explica um dos sócios da empresa, Ricardo Fernandes. Nesse sentido, o sistema SIG vem como um aliado no desafio de manter a administração de um prédio transparente, “pois além de auxiliar com os principais controles que um condomínio necessita, ainda disciplina as pessoas com boas práticas para realizar esta administração”, afirma Fernandes.

A SIG, no entanto, vai além de apenas oferecer uma tecnologia de gestão rápida, prática e transparente. “Trabalhamos com uma metodologia que visa auxiliar o condomínio a migrar de um modelo comum de gestão para um modelo informatizado. Isso é feito através de uma implantação que informa a todos sobre os próximos passos, treina colaboradores e faz inclusive um trabalho consultivo colaborando com os gestores em suas dúvidas”, esclarece o sócio.

Reis considera que a transição entre a gestão tradicional e a automatizada foi muito fácil, principalmente pelo atendimento e auxílio da empresa. “Além de tudo, o sistema conseguiu eliminar a necessidade de controles em papel, trouxe agilidade na geração de relatórios e facilitou as tomadas de decisão tanto por parte nossa, quanto dos condôminos”, comemora Reis.

O Sistema SIG

O Sistema oferecido pela SIG Condomínios traz benefícios para o síndico, para os moradores e para os funcionários do prédio. Para o síndico, por exemplo, os principais benefícios são a redução da quantidade de tarefas que ele realiza através da automatização total ou parcial de alguns itens, como o cadastro de novos moradores, reservas de espaços e requisições de obras e reformas das unidades.

O sistema tem ainda um módulo completo para os porteiros no qual é possível fazer o controle de acesso de pessoas externas ao condomínio, controle de encomendas, das chaves do condomínio, entre outras facilidades que garantem mais segurança ao prédio. “Para o condomínio como um todo, é um enorme ganho em termos de organização, melhoria de processos e gestão da informação”, explica Fernandes.

Intuel

A Intuel tem como objetivo fundamental apoiar projetos e empreendimentos de base tecnológica, visando à criação de empresas inovadoras e sustentáveis. A missão da incubadora é fomentar o empreendedorismo inovador e para isso disponibiliza uma série de benefícios voltados aos pequenos negócios. Saiba mais em: www.intuel.com.br 

Mariana Paschoal – assessoria de imprensa

 

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta