Projeto integra meninas de escola pública em áreas tecnológicas

0

Colocar meninas em contato com tecnologia robótica, esse é o objetivo do projeto “Techninas” criado pelas professoras do departamento de Engenharia Elétrica Silvia Galvão e Maria Bernadete França da Universidade Estadual de Londrina. O projeto acontece em escolas públicas e realiza atividades práticas e teóricas com as alunas. O objetivo é incentivar as meninas a terem interesse nas áreas de computação, engenharias e ciências exatas no geral.

Segundo dados do último Censo da Educação Superior de 2015 as mulheres brasileiras ocupam aproximadamente 29% dos cursos nas áreas de engenharia e 41% na área da ciência. Silvia Galvão ressalta que o Techninas foi idealizado pensando justamente no baixo índice de participação feminina nesses cursos.

A professora também afirma que desde 2018, quando o projeto começou, a ideia foi bem aceita pelas escolas “As meninas sentem-se intimidadas com a presença dos meninos na faixa etária no qual nos propusemos a trabalhar, além da falta de referência feminina  e a ideia de que os cursos de engenharias, computação e exatas seja uma opção apenas para homens”, acrescentou. O Techninas já passou pelo Colégio Estadual Albino Feijó Sanches e pelo Colégio Olavo Garcia Ferreira da Silva e, é um projeto ministrado por professoras e 19 monitoras estudantes de graduação.  

Maria Caroline Monteiro – Assessoria de imprensa

 

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta