Professores da UEL desenvolvem processo de reaproveitamento de resíduo da indústria têxtil

0

Professores dos Departamentos de Química e Design da UEL desenvolveram processo de reaproveitamento da poliamida, componente de roupas utilizadas em atividades físicas.

Os estudos tiveram início a partir de 2013, e tem a participação dos professores Carmen Luisa Barbosa Guedes (Química), Cláudio Pereira Sampaio (Design Gráfico) e Suzana Barreto Martins (Design de Moda), além do então estudante de mestrado vinculado ao Programa de pós-graduação em Bioenergia, Jonathan Baumi. 

Esses estudos resultaram em três patentes que foram depositadas em dezembro de 2013 e deferidas em 2020. As três representam diferentes processos de separação da poliamida e do elastano.

Os pesquisadores desenvolveram três novos materiais, a partir de poliamida descartada pela indústria do vestuário e um coproduto da cadeia produtiva do biodiesel, a glicerina. Os novos produtos apresentam potencial para serem utilizados no design de interiores e na confecção de outros materiais. Na prática são três tecnologias que buscam a sustentabilidade, dando nova utilidade à poliamida têxtil.

 

Fonte: O Perobal

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta