Laboratório da UEL desenvolve sistema de design thinking focado em alavancar competitividade das empresas

0

Toda empresa quer se destacar em relação a seus concorrentes e um dos elementos primordiais para esse destaque é o design. Engana-se quem pensa que o design só está relacionado à marca e ao desenvolvimento dos produtos. Ele pode ser utilizado como uma abordagem que auxilia nas tomadas de decisões criativas dentro de uma organização. Quem garante isso é a professora Ana Paula Perfetto Demarchi, do departamento de design da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e diretora do LabConde, laboratório de design da UEL que trabalha com gestão de design e design thinking.

O LabConde desenvolveu um sistema que auxilia as empresas a inserirem essa abordagem no dia-a-dia de trabalho. “Acredito que esse é o principal atrativo do laboratório e, por isso, as organizações devem buscar o LabConde para inserir esse tratamento do design que vem sendo adotado pelas principais organizações inovadoras mundiais”, afirma Ana Paula.

O laboratório comandado pela professora é um dos que fazem parte do banco de prestadores de serviços do Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT) da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec – UEL). O ETT é um dos braços da Aintec e é ele que faz a gestão de prestação de serviços tecnológicos da Universidade. A Aintec intermedeia os executores, custos, prazos e metodologias para a formalização de contratos entre instituição e comunidade externa.

O publico alvo do LabConde é qualquer organização que tenha necessidade de se reposicionar e verificar a efetividade de sua identidade corporativa, bem como qualquer organização que queira aprender a utilizar a abordagem do design thinking para sistematizar a tomada de decisão interna a organização.

Para a professora Ana Paula, a grande vantagem na contratação de um laboratório ligado à universidade é o potencial de pesquisa dos profissionais, “principalmente porque eles podem passar os conhecimentos científicos desenvolvidos e suas pesquisas para criar uma parceria e, assim, viabilizar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores com qualidade”, explica.

Como solicitar o serviço

A Aintec auxilia na interação entre empresas e a universidade. Se houver interesse nos serviços oferecidos por este laboratório, a Agência faz a interação para todo o processo de contratação através do e-mail aintecsec@uel.br, ou pelo telefone (43) 3371-5812.

Mariana Paschoal – assessoria de imprensa

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta