Intuel é destaque em edital nacional do CNPq que financia processos de inovação

0

Duas startups instaladas na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica (Intuel) foram contempladas no edital “Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) – Pesquisador na Empresa Incubada”, cujo resultado final foi divulgado no último dia 21 de maio pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação. A chamada pública vai beneficiar 66 projetos em todo país com a concessão de 163 bolsas nas modalidades Fixação e Capacitação de Recursos Humanos, Desenvolvimento Tecnológico e Industrial, com investimento total de R$ 5,3 milhões. As duas empresas londrinenses terão direito a um valor de R$ 90 mil cada, para custear um pesquisador no desenvolvimento do projeto durante os próximos 15 meses. As bolsas terão início já neste mês de junho.

Embora duas empresas tenham sido contempladas na chamada pública do CNPq, uma terceira empresa incubada na Intuel alcançou a média exigida, mas acabou desclassificada porque as regras do edital previam teto de dois participantes por Incubadora. As contempladas são a Poliverde Logística Reversa e Reciclagem e a Gral Bioativos, ligadas aos setores ambiental e de nanotecnologia, respectivamente.

Segundo o diretor da Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) da UEL, professor Edson Miura, o resultado demonstra a solidez do trabalho desenvolvido na Intuel. Atualmente são 12 empresas e startups em aprimoramento e desenvolvimento de produto. Ele lembra que a incubadora está em processo de certificação pelo Centro de Referência de Novos Empreendimentos (Cerne), que atesta a qualidade do trabalho junto às startups e pequenos negócios.

Reconhecimento internacional

A Intuel foi considerada a segunda melhor incubadora do Paraná pelo UBI World Benchmark Study 2017 – 2018, em um estudo realizado pela UBI Global, instituição da Suécia, com o objetivo de avaliar e comparar incubadoras e aceleradoras de empresas ligadas a universidades de todo o mundo.

De acordo com Miúra, as startups incubadas na Intuel apresentam um perfil bastante profissional, com a participação de pesquisadores de ponta, propostas consistentes, todas ligadas obrigatoriamente à inovação. “Nos últimos anos a inovação tem sido uma tônica, assim como os setores de biotecnologia, nanotecnologia e agro”, comenta o diretor.

(Divulgação: Poliverde).

Reciclagem – A Poliverde vai utilizar os recursos do edital nacional para custear o trabalho de um biólogo que será o responsável pelo desenvolvimento de estudos para aprimorar o tratamento de resíduo com glicerina, a partir do cultivo com microalgas. Segundo um dos sócios da empresa, Jonathan Baumi, a Poliverde tem foco na sustentabilidade e logística reversa de tecidos. Atua com o aproveitamento da poliamida (nylon), tecido muito utilizado, por exemplo, em roupas de ginástica e moda fitness.

Os retalhos da poliamida são aproveitados e viram matéria prima para confecção de fio têxtil e outras aplicações. A proposta da empresa é justamente desenvolver escala na produção do fio têxtil a partir da poliamida. O biólogo contratado terá participação importante neste processo, visando melhorar a produção em escala.

(Divulgação:GRAL).

Nanotecnologia – Já a Gral Bioativos vai utilizar os recursos do edital para contratar dois doutores da área de microbiologia. A proposta é também desenvolver escala na produção de nanopartículas de prata biogênica, capaz de eliminar vírus, bactérias e fungos. O uso desta tecnologia se aplica inclusive no combate e prevenção da Covid-19.

Segundo uma das sócias da empresa, Giovana Okino, a empresa está desenvolvendo uma linha de produtos que poderá ser de grande valia neste momento de pandemia como máscaras, jalecos (que podem ser utilizados por profissionais de saúde), lenços umedecidos e um saneante à base de nanopartícula de prata. A linha é considerada estratégica pelos sócios da startup para auxiliar na prevenção do Coronavírus.

Reprodução: https://operobal.uel.br/inovacao/2021/06/01/intuel-tecnologia-edital-cnpq/

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta