Intuel é considerada a segunda melhor incubadora do Paraná por estudo sueco

0

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel) foi considerada a segunda melhor incubadora do Paraná pelo UBI World Benchmark Study 2017 – 2018. Esse estudo é realizado pela UBI Global, uma instituição da Suécia, com o objetivo de avaliar e comparar incubadoras e aceleradoras de empresas ligadas a universidades de todo o mundo.

No ranking de 2015, a Intuel ocupava o 13º lugar. Para a gerente da incubadora, Tatiana Fiuza, a mudança significativa de posição se deve aos esforços da gestão que iniciou os trabalhos naquele ano. “Organizamos os indicadores avaliados pelo estudo e passamos a monitorar de fato a partir da gestão atual. Com o monitoramento e a avaliação periódica desses resultados, ficou mais fácil trabalhar no que era necessário para que a incubadora da UEL subisse de posição”, explica.

O estudo mensurou 1.370 incubadoras em todo o mundo, no Paraná foram avaliadas 17 incubadoras e aceleradoras. Foram analisados 21 indicadores organizados entre as áreas: Fomento da Economia, Retenção de Talento, Desenvolvimento de Competências, Acesso a Recursos, Acesso a Network, Atratividade do Programa, Desempenho Pós-Incubação. Na frente da Intuel, ficou a Incubadora Tecnológica do Instituto de Tecnologia do Paraná de Curitiba (Tecpar), que é a instituição que atua com programas de incubação mais antiga no estado.

Além da classificação estadual, a análise também compara os resultados de cada incubadora com os dados mundiais e a Intuel se destacou em algumas categorias se comparada aos níveis mundiais. No quesito "Valor para Startups", por exemplo, a pontuação da incubadora da UEL foi 43, enquanto a média global foi 40. Em "Valor para Ecossistema", a Intuel também se aproximou da média (30) de todos os países avaliados, ficando com 28 pontos.

Para a gerente da incubadora, os resultados do World Benchmark Study são importantes para avaliar o papel da Intuel como um todo, facilitando a tomada de decisões que visam tornar a incubadora mais eficaz, eficiente e competitiva. 

Intuel

A Intuel faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como objetivo oferecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a incubadora oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado. Atualmente ela conta com nove empresas incubadas. Mais informações em: www.intuel.com.br 

Mariana Paschoal – assessoria de imprensa

 

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta