Intuel

Selo INTUEL 15 anos - 01

A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), que atua por meio da Agência de Inovação Tecnológica da UEL (AINTEC), tem como objetivo fundamental apoiar projetos e empreendimentos de base tecnológica, visando à criação de empresas inovadoras e sustentáveis. A missão da incubadora é fomentar o empreendedorismo inovador e para isso disponibiliza uma série de benefícios voltados aos pequenos negócios. 

Mais de 15 empresas já foram apoiadas pelo processo de incubação Intuel.  A Intuel participa do programa Centro de Referência para Apoio a Empreendimentos (CERNE) que possibilita a criação de gestão da qualidade nos processos de incubação. A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae Nacional e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

A Incubadora alcançou em 2016 um marco importante no sistema de gestão da qualidade Cerne. Implantou as 36 práticas-chave que são necessárias para a implantação do modelo de qualidade. Outro destaque foi o lançamento do Crowd Londrina parte do programa Telefónica Open Future, em parceria com o grupo Telefónica e Sebrae-PR. Com isto, a incubadora firmou sua primeira parceria internacional. O programa consiste em uma pré-aceleração de empresas que promete alavancar o ecossistema de inovação de Londrina. Além disso, a Intuel, em 2016, contou com 9 empresas incubadas residentes e 2 não-residentes, gerando um total de 55 empregos e um faturamento de R$ 1,6 milhão.