Fraudes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

0

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o órgão responsável pelo registro de propriedades intelectuais, como marcas, patentes, desenho industrial, indicação geográfica, programa de computador, topografia de circuito, transferência de tecnologia e informação tecnológica.

O processo é feito online. Porém, após o registro, o Instituto tem recebido diversas denúncias de fraudes. Isso porque existem outras empresas que se passam pelo INPI para fazer cobranças indevidas.

Diante disso, o INPI esclarece que não têm representantes, não envia boletos e não realiza ligações com cobranças ou quaisquer informações. informando haver outra empresa prestes a depositar marca idêntica à de qualquer usuário dos serviços prestados. Além disso, os servidores do instituto não trabalham para escritórios de advocacia.

A única forma de recolher qualquer taxa do INPI é através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que é gerada pelo próprio usuário. Quaisquer outras taxas não tem relação com o Instituto.

É importante ressaltar que todos os usuários podem fazer qualquer tipo de registro no INPI por conta própria. As possíveis fraudes podem ser denunciadas pelo sistema de Ouvidoria do INPI através do site.

Fonte: INPI 

 

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta