Finep Startup

0

O Programa Finep Startup tem por objetivo apoiar a inovação em empresas nascentes intensivas em conhecimento através do aporte de recursos financeiros para execução de seus planos de crescimento.

O foco do Programa é cobrir o gap de apoio e financiamento existente entre o aporte feito por programas de aceleração, investidores-anjo e ferramentas de financiamento coletivo (crowdfunding) e o aporte feito por Fundos de Seed Money e Venture Capital.

Com esse Programa, a Finep pretende:

Fortalecer o Sistema Nacional de C,T&I por meio de apoio a um segmento empresarial de alto dinamismo tecnológico;
Disponibilizar recursos financeiros e conhecimento para empresas com alto potencial de crescimento e retorno;
Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil; e
Estimular o investimento privado através de investidores-anjos.

Público-alvo

Empresas de base tecnológica que atendam às seguintes condições:

• Empresa inovadora cujo produto, processo ou serviço, objeto principal da captação de recursos, esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes, preferencialmente já tendo sido realizadas as primeiras vendas;

• Apresentem, no ano do lançamento do Edital, receita bruta de até R$ 3,6 milhões;

• Tenham sido registradas na Junta Comercial no mínimo seis meses antes do lançamento do Edital; e

• Sejam atuantes nos temas e tecnologias habilitadoras previstos no Edital.

Processo de seleção

A seleção das empresas dar-se-á por meio de edital de seleção pública e será composta de 3 etapas: análise de proposta, banca de seleção presencial e visita técnica.

A submissão de proposta deverá ser feita eletronicamente. Cada proposta será analisada por uma equipe de 3 especialistas, sendo 2 analistas da Finep e um especialista externo.

Em cada rodada do edital serão selecionadas 75 empresas para realização de uma apresentação para uma banca de seleção presencial, sendo selecionadas até 25 empresas para receberem o apoio. Para se tornarem aptas a receberem o aporte da Finep, as empresas deverão passar ainda uma visita técnica afim de comprovar as informações prestadas nas etapas anteriores.

Tipo de apoio

Apoio financeiro de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), determinado de acordo com a necessidade de capital da startup.

Celebração de um Contrato de Opção de Subscrição de Participação no Capital Social ou outro instrumento conversível em participação no capital.

 

Para se inscrever no edital 2018, clique aqui.

 

Fonte: Finep

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta