Aintec e Empresa Júnior da UEL desenvolvem projeto de educação ambiental

0

Um projeto de educação ambiental está em execução na Aintec desde março. A iniciativa é da TerGeo Consultoria Socioambiental, Empresa Júnior de Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e tem como objetivo promover a separação e a coleta de resíduos sólidos das empresas incubadas, além de conscientizá-las sobre a importância do desenvolvimento empresarial sustentável.

Para educar todos os profissionais que utilizam e convivem na Agência de Inovação Tecnológica da UEL sobre o assunto, o projeto tem quatro fases que irão se estender até junho. Elas são:

  1. Coleta de dados (via e-mail e visitas): a coleta de dados será feita através de questionários e visitas aos espaços das incubadas para avaliação do consumo de materiais recicláveis e não recicláveis.
  2. Organização, análise e apresentação de dados: os dados levantados na primeira fase vão embasar essa segunda parte do projeto. Com a organização e a análise das informações, serão estabelecidas metas para as empresas para validar a sustentabilidade no ambiente de trabalho, juntamente com a Aintec. As metas e resultados serão apresentados em uma palestra, que também terá o objetivo de definir as políticas ambientais da Agência e das empresas incubadas.
  3. Acompanhamento das empresas: o desenvolvimento das metas pelas empresas será acompanhado através de indicadores.
  4. Palestra final: o projeto será concluído após análise e entrega de um relatório final com todas as atividades exercidas durante o projeto. Esses resultados finais serão apresentados a todos os incubados e funcionários da Aintec em uma palestra.

Ao fim desse processo, é esperado que os incubados e os funcionários da Agência reconheçam os impactos ambientais que a instituição tem no ambiente, sejam capacitados sobre as questões de sustentabilidade ambiental, estejam dispostos a construir um conjunto de boas práticas ambientais no âmbito empresarial e que queiram construir uma sociedade mais justa e ecologicamente equilibrada.

Reduzir custos, aumentar a lucratividade e tornar o trabalho mais eficiente são algumas das principais preocupações da gestão empresarial, mas o desenvolvimento sustentável das empresas tem se tornado uma questão cada vez mais importante para a organização e para a vida em sociedade.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta