Aintec lança eBooks sobre propriedade intelectual

0

Os processos de registro de propriedade intelectual ainda causam muitas dúvidas em quem precisa patentear produtos e processos, registrar marcas, desenhos industriais e softwares. E foi por causa desses questionamentos, postos principalmente por professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e por empresários atendidos pela Agência de Inovação e Tecnologia da UEL (Aintec) que a ideia de criar eBooks sobre cada um desses serviços surgiu.

Ao todo, foram disponibilizados cinco eBooks aqui no site da Aintec com os seguintes temas: Escritório de Propriedade Intelectual (EPI), Registro de Desenho Industrial, Registro de Marcas, Registro de Programa de Computador e Depósito de Patentes.

Segundo o diretor da Aintec, Edson A. Miura, os manuais servem para elucidar os processos de registro de propriedade intelectual e como solicitar esses serviços na agência. O material também será útil para disseminar os serviços prestados pelo Escritório de Propriedade Intelectual da Aintec. “Muitos ainda não sabem, mas o EPI também atende o público externo e esse material vai ajudar a divulgar a tirar as dúvidas iniciais que surgem logo no início dos processos”, completa o diretor.

Inicialmente, a ideia seria difundir os eBooks somente ao público interno da UEL. “Porém, como um meio de propagar o conhecimento sobre os temas, gostaríamos de atingir todo tipo de público interessado em conhecer as características e processos de propriedade intelectual e que possam assim, contribuir com a geração de valor agregado, tanto para a Universidade, como para o setor produtivo”, explica Miura.

Os dados apresentados nos manuais são de grande importância nesse sentido. Para Miura, a Aintec e o público interessado saem ganhando com esse lançamento: “a agência terá mais facilidade em elucidar as dúvidas dos interessados e em divulgar o trabalho realizado e quem nos procurar terá uma ideia mais direcionada e um maior conhecimento sobre os processos pelos quais ele precisa passar para solicitar o serviço”, afirma.

Escritório de Propriedade Intelectual

O Escritório de Propriedade Intelectual (EPI) da Aintec atende a demanda de pesquisadores, docentes, discentes, técnicos, empresas incubadas na Intuel e empresas externas que desejam patentear produtos e processos; registros de marcas, desenho industrial e softwares.

Quais produtos podem, ou não ser patenteados; quais são os procedimentos para solicitar o registro de marcas, de desenho industrial e de softwares são algumas das questões atendidas pelo EPI, que tem como missão promover a proteção da propriedade intelectual da UEL e da comunidade externa em benefício da sociedade.

Além dessas questões, o Escritório também oferece serviços de assessoria e consultoria em propriedade intelectual, busca de anterioridade em bases de patentes, redação de patentes e acompanhamento dos pedidos de proteção intelectual.

Os eBooks

Os interessados em saber mais sobre os serviços realizados pelo EPI podem acessar os eBooks:

Manual sobre Registro de Computador

Manual sobre Registro de Marcas

Manual sobre Registro de Desenho Industrial

Manual sobre Patente

EPI

O Escritório de Propriedade Intelectual da Aintec atua no registro de patentes, marcas, programas de computador e desenho industrial. Sua atuação envolve todos os processos junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), desde o levantamento da documentação, até o acompanhamento formal e contínuo dos ativos intelectuais. Dados de 2016 mostram que somente a UEL possui 107 patentes depositadas no INPI.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta