Chamada pública do Ministério da Saúde financiará pesquisa de terapias avançadas

0

Foi lançada pelo Ministério da Saúde no dia 3 de agosto de 2020, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Chamada Pública para financiar pesquisas em terapias avançadas. Considerados estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS), os produtos de terapia celular, gênica e de tecido artificial serão focos desta chamada, que disponibilizará, ao todo, R$ 47,2 milhões.

Podem participar pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) com foro no Brasil. As propostas poderão ser apresentadas até o dia 17 de setembro, por meio da Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/), e o resultado final será divulgado até o dia 30 de novembro no site do CNPq.

Na prática, as terapias avançadas têm o objetivo de tratar, prevenir ou até mesmo diagnosticar uma doença e representam uma grande promessa terapêutica para enfermidades complexas e sem alternativas médicas disponíveis. Ainda está prevista, para este ano, a contratação de duas pesquisas que envolvem o uso de células-tronco para o tratamento da Covid-19 e a compreensão sobre a evolução e dispersão do coronavírus no Brasil. Ao todo, o Ministério da Saúde investirá R$ 71,4 milhões fara fomentar as pesquisas.

Para a diretora do DECIT/SCTIE do Ministério da Saúde, Camile Giaretta Sachetti, "esse tipo de terapia revoluciona a forma de tratar doenças. Nesse sentido, o Programa Genomas Brasil estabelece bases sólidas para estruturar o desenvolvimento científico e implementar a saúde de precisão no país", destaca Camile.

"A Chamada Pública apoiará somente projetos que objetivem desenvolver plataformas tecnológicas genuinamente nacionais para obtenção de produtos de terapias avançadas, com objetivo de reduzir a nossa vulnerabilidade e dependência tecnológica externa", afirmaram os diretores do DGITIS e CGCIS da SCTIE do Ministério da Saúde, Vânia Canuto e Bruno Duarte, respectivamente.


Fonte: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/47305-ministerio-da-saude-lanca-chamada-publica-para-financiar-pesquisa-de-terapias-avancadas

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta