Alunos da UEL participam do Startup Weekend Londrina Agrotech

0

No último final de semana (15 a 17 de março) ocorreu o primeiro Startup Weekend Agrotech da região de Londrina. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Treinamento Agropecuário do SENAR, na cidade de Ibiporã. Foram muitas horas de trabalho e um resultado incrível!

Durante o evento, os participantes foram desafiados a transformar uma ideia de negócio em uma startup. Na sexta-feira (15) a noite, cerca de 80 participantes entre empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, engenheiros, agrônomos, zootecnistas e entusiastas propuseram ideias de negócios na área agrotech.

Ao todo foram apresentados 35 pitches de ideias para resolver problemas do setor agro. As ideias foram votadas pelos participantes e as 12 soluções mais votadas começaram a serem colocadas em prática, com a formação dos times. Para enfrentar esse desafio, as equipes tiveram o apoio de mentores (profissionais especializados e empresários de sucesso), os quais auxiliaram os participantes a construir e validar um modelo de negócios, montar um protótipo e apresentá-lo para uma banca de jurados, o que aconteceu no domingo (17) no final da tarde. Ao final da banca as três melhores equipes foram premiadas.

Em 1º lugar ficou a BeeMoney, que idealizou uma solução para otimização da produção de mel. O 2º lugar ficou com a Transpork, equipe que desenvolveu uma solução para o monitoramento do transporte de suínos. Garantindo o 3º lugar, a Hidromaps propôs uma solução para otimização do processo de perfuração de poços artesianos.

A Universidade Estadual de Londrina também esteve presente. A professora Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger, do Departamento de Zootecnia, integrou a equipe voluntária de organizadores do Startup Weekend Londrina Agrotech. A Gabriela Vieira Silva, diretora da Agribela, empresa incubada na INTUEL, participou como mentora. E entre as equipes participantes estiveram 12 alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UEL.

Os alunos Luiza Reck Munhoz e Vitor Hugo Pereira, discentes do 4º e 5º ano de Medicina Veterinária, integraram, junto com outros dois participantes, a equipe Transpork que conquistou o 2º lugar no evento. Dentre as premiações, a equipe recebeu um mês grátis de consultoria em modelo de negócios e acesso direto para o Hackthon Smart Agro da Expolondrina que ocorrerá no próximo mês. A equipe já está trabalhando duro para a aprimorar a ideia desenvolvida no Startup Weekend Londrina Agrotech e participar do Hackthon. O João Pedro Barbosa, aluno do 2º ano do curso de Agronomia fez parte da equipe que ficou em 3º lugar, a Hidromaps. Segundo ele, a equipe pretende dar sequência e avançar na ideia que foi trabalhada no último fim de semana.

Fonte: Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger
Compartilhe.

Deixe Uma Resposta