Projeto Empreendedor na Escola

0

Proposta vai envolver mais de 60 alunos do ensino fundamental

A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) vai promover mais uma edição do Projeto Empreendedor na Escola. A iniciativa será em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que possui know how na área com projeto semelhante desenvolvido na rede de ensino de Londrina.

Mais de 60 alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UEL irão participar da iniciativa, que tem como objetivo desenvolver e cultivar a cultura empreendedora. “Considero a proposta muito interessante. Estamos dando um direcionamento para as crianças, para que elas possam focar no sonho e fazerem a diferença”, explica a professora Rita Helena Cazarim, que vai aplicar a metodologia para os alunos do 5º ano.

A proposta atende aos quatro pilares da educação que constam no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI: aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Segundo a pedagoga Luzimar Mazetto, da Secretaria de Educação, responsável pela aplicação da metodologia, a expectativa é grande. “Vamos trabalhar com um projeto piloto para esse ano e para o próximo podemos estender para os outros anos do Colégio de Aplicação”, idealiza.

Luzimar explica ainda que a iniciativa partindo da Aintec só reforça o potencial inovador do projeto. “Trabalhamos com uma nova forma de educação, que faz com que o aluno seja dono da sua história, em uma proposta realmente inovadora. A Aintec, como promotora da inovação, promove mais um passo nesse sentido”, completa a pedagoga.

Na opinião do diretor da Aintec, Edson A. Miura, a parceria é estratégica para que esse tipo de iniciativa seja permanente. “O trabalho de promoção do empreendedorismo na escola já acontece há alguns anos, mas sem uma regularidade. Essa parceria possibilitará a formação de professores do ensino fundamental e monitores que terão condições de aplicar a metodologia em outros anos, ampliando, dessa forma, o potencial desse projeto”.

 

Empreendedor na Escola

O projeto desenvolve nas crianças uma visão empreendedora humanitária, visando o sonho e melhoria ao seu entorno. A iniciativa conta com recursos da emenda parlamentar dedicada à Aintec pelo Deputado Federal, Luiz Carlos Hauly.

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta