Empresa incubada da UEL dá aula sobre Bioempreendedorismo a alunos de Recife (PE)

0

A Agribela, empresa incubada na Intuel, fará um bate-papo com alunos do 5º período do curso de Engenharia Ambiental da DeVry FBV, uma Instituição de Ensino Superior de Recife. O tema da aula, que será ministrada nessa quinta-feira (17) via Skype pela diretora da empresa, Gabriela Vieira Silva, é “Controle Biológico e Bioempreendedorismo”. A empresa é ligada a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel).

O convite à Gabriela partiu da professora Raiana Lira, responsável pela disciplina de Biologia Aplicada do curso, que recebeu a indicação do nome da própria UEL. Gabriela estuda e trabalha com o Controle Biológico Aplicado (CBA) de pragas agrícolas.

“A princípio, a professora entrou em contato comigo pensando apenas na aula sobre Controle Biológico, pois não sabia da Agribela. Depois de trocarmos algumas informações, ela pediu também para que eu falasse sobre a empresa incubada, o que foi preciso fazer e quais são as características importantes para empreender”, explica Gabriela.

Para a professora Raiana, a troca de experiências é de extrema importância. “Além de a Gabriela transmitir conhecimentos técnicos sobre o controle biológico, ela também vai incentivar os alunos ao empreendedorismo”, afirma.

O bate-papo também traz benefícios à Agribela. Segundo a diretora da empresa incubada, o Controle Biológico Aplicado (CBA) de pragas agrícolas ainda é pouco difundido no Brasil e existe uma expectativa em relação ao crescimento dessa alternativa aos agrotóxicos. Porém, para isso, é necessário difundir o conhecimento aos produtores e profissionais da área para que a tecnologia seja aceita.

“É por isso que transmitir conhecimentos sobre as novas tecnologias voltadas ao CBA, como neste bate-papo, é de extrema importância para expor a metodologia, tirar dúvidas, mostrar os pontos positivos e torná-la mais clara aos olhos de quem ainda não a conhece”, esclarece Gabriela. “Além disso, essa troca de informações é importante para que novas ideias surjam para melhorar, cada vez mais, o controle biológico, estabelecer parcerias e conquistar novos clientes”, finaliza.

Agribela

A Agribela atua no setor do agronegócio, voltada ao manejo integrado de pragas agrícolas com foco no controle biológico. Para isso, a empresa alia conhecimento, tecnologia e eficiência para fazer o controle sustentável de pragas em diversas culturas agrícolas, além de buscar o aumento da produtividade, a redução de custos e a segurança alimentar da população.

A opção que a Agribela oferece como alternativa ao uso de agrotóxico para controlar pragas, é a utilização de inimigos naturais, que devem ser liberados corretamente na lavoura. Para isso, a empresa criou o Biodrop, um sistema para esse controle sustentável de pagas.

Intuel

A Intuel faz parte da Agência de Inovação da UEL e tem como objetivo oferecer suporte para o desenvolvimento de empresas com potencial tecnológico. Além de estrutura física, a incubadora oferece cursos em áreas específicas, como gestão, financeiro e mercado. Atualmente, ela conta com 12 empresas incubadas.         

Compartilhe.

Deixe Uma Resposta